O Síndrome da Rede Axilar ou Cordão Linfático

O que é o Síndrome da Rede Axilar?

O síndrome da rede axilar é uma complicação frequente no pós-operatório da cirurgia do cancro da mama.

Caracteriza-se pelo aparecimento de um ou mais cordões na região da axila que podem provocar dor e limitações no movimento do braço.

O que causa o Síndrome da Rede Axilar?

Este síndrome aparece na maioria das vezes após cirurgias do cancro da mama em que há remoção dos gânglios linfáticos, no entanto também se observa em cirurgias plásticas e  outras cirurgias oncológicas.

A origem destes cordões vem da lesão dos vasos linfáticos e/ou sanguíneos em que a inflamação causa fibrose e espessamento dos vasos formando assim os cordões.

Sintomas do Síndrome da Rede Axilar?

A principal característica do síndrome da rede axilar é o aparecimento de um ou mais cordões na região da axila, este pode prolongar-se pelo braço até ao cotovelo ou polegar e pela parede torácica. Quem desenvolve este síndrome refere dor na região da axila e limitação no movimento do braço.

Qual o tratamento para o Síndrome da Rede Axilar?

O síndrome da rede axilar aparece algumas semanas após a cirurgia, e tende a desaparecer espontaneamente, no entanto pode permanecer durante meses. 

A fisioterapia é o tratamento recomendado para eliminar estes cordões de forma eficaz, usando a mobilização fascial, mobilização suave do membro, drenagem linfática terapêutica, exercícios e educação. 

De uma forma geral estes cordões tendem a permanecer durante mais tempo se o/a utente realizar mais esforços com o braço afetado, por isso é recomendado evitar esforços, movimentos repetitivos e alongamentos bruscos do braço.

Pronto para melhorar a sua vida com Fisioterapia?

Na AliFisio ofereço sessões de fisioterapia adaptadas às necessidades individuais.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top